Seguindo com a série de posts #ForçaDosChakras aqui no blog, sobre os nossos sete principais centros de energia, falaremos neste texto sobre o terceiro deles. Localizado na região do estômago (dois dedos acima do umbigo), este chakra vibra na cor amarela e nos conecta com o elemento FOGO e com o nosso poder pessoal. Também é chamado de Manipura  (nome em sânscrito) ou plexo solar.

Fogo, poder e transformação

A energia do terceiro chakra está relacionada com nossa capacidade de atuar no mundo, de ter energia e entusiasmo para realizar o que queremos. Assim como o primeiro chakra, ele tem uma energia predominantemente masculina (Yang) mas aqui ela é ativa e está muito relacionada com o que concretizamos e trazemos para o mundo material. Por conta disso, é muito conectado com o TRABALHO.

No nosso corpo físico, este centro de energia está intimamente ligado com o estômago e nossa capacidade de fazer uma boa digestão dos alimentos. No campo emocional, ele também está conectado com o que conseguimos digerir ou elaborar dentro de nós. A TRANSFORMAÇÃO está fortemente ligada a estes processos, e o seu elemento símbolo é o fogo, no qual queimamos aquilo que queremos transmutar e ressignificar.

O terceiro chakra é o centro guardião da nossa autoestima e do nosso PODER PESSOAL – aliás, já reparou como as duas coisas estão intimamente ligadas? A saúde deste centro de energia nos permite acreditar no nosso potencial e ter a capacidade de mostrar nossa força para o mundo. Sua atuação também é fundamental para sairmos do estado de vítima, nos empoderando à medida que assumimos a nossa autorresponsabilidade.

Um arquétipo muito bom para representar o Manipura é o guerreiro, porque eles nos traz força para ir atrás dos nossos sonhos, nos traz a energia para ir à luta, vencer nossas batalhas internas e nos posicionar perante os outros. Saber dizer não e impor limites é outro atributo muito importante deste centro de energia. Enquanto no segundo chakra a palavra é acolhimento, aqui a energia é de proteger o nosso espaço e nosso campo energético, para evitar que abusos aconteçam. Um animal de poder que nos ajudar a trazer essa potência é o leão – felino forte, poderoso, que não esconde seus atributos. E que, naturalmente, conquista respeito entre os demais.

Como está sua relação com o terceiro chakra?

Para ajudar nesta reflexão, sugerimos aqui algumas perguntas:

– Como você avalia sua digestão?

– Você consegue dizer não com naturalidade?

– Como você reage quando precisa expor o seu trabalho ou se posicionar perante outras pessoas?

– Como está o seu nível de energia?

– Como está sua capacidade de realização?

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe aqui um infográfico especial que a Escola da Aura preparou.

E acompanhe a série #ForçaDosChakras aqui no blog. No próximo post, falaremos sobre o nosso quarto centro de energia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *